segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A Área de Serviço

Ontem falei sobre o banheiro pequeno. Hoje, segunda-feira, dedicarei este espaço a um lugar na casa geralmente renegado: a lavação.Honestamente não entendo o motivo de tanta omissão com relação a lavação, já que  ~a meu ver~  é um dos locais mais importantes da casa. Muitas coisas da rotina da casa passam por este ambiente.
Penso que este lugar é esquecido porque nele fazemos os trabalhos mais tediosos, ou dele saem os utensílios para fazer trabalhos que ninguém tem muita alegria em fazer. Ainda nele guardamos aquela montanha de coisas que não queremos mais ver - mas também não estamos prontos para nos desfazer.
Devaneios a parte, vamos ao que interessa! Em primeiro lugar precisamos fazer um levantamento do quê precisa ser guardado, além de quais serão as funções desse ambiente.
Já pensaram nos diversos usos que as pessoas fazem desse espaço? E o que guardar? Vassouras, rodos, aspirador de pó (de diversos tipos), utensílios para passar roupa (tábua, ferro de passar...), produtos de limpeza (especifique todos os produtos que você utiliza), produtos de limpeza da roupa (novamente, especifique todos os que você utiliza), tanque, máquina de lavar roupa, máquina de secar roupa, local para um varal - se for o caso, local para grampos... A lista é imensa!! Além de - dependendo a pessoa - calçados limpos, à limpar, roupas para passar, para lavar... Quanto serviço se faz ein? Não é a toa que muitos chamam de área de serviço.


Uma vez feito todo esse levantamento, a parte divertida começa!

  

Em uma lavação organizada, com lugar para tudo e bonita fica fácil curtir fazer o serviço doméstico!
Agora sejamos mais objetivos, especialmente porque maioria das lavanderias são pequenas:

 E se eu não tenho espaço de bancada o suficiente? Dá para fazer uma bancada como a da foto com dobradiças que permita utilizar o espaço sobre o tanque também. Observação: o charme dos materiais escolhidos para a área de serviço!


Como eu adoro coisas simples com materiais diferentes, fica esse pedacinho de ideia de lavação em tons frios. Foco no acabamento do roda pia em madrepérola!

E se eu não tenho um local adequado para a área de serviço no meu "micro apertamento"? Dá para tirar proveito de um corredor e fazer ali um espaço organizado para armazenar produtos e lavar a roupa. 

Olha a ideia prática nessa lavanderia para apoiar a roupa que irá para a máquina ou para o varal, ou ainda já retirar a roupa da máquina e ter um apoio para dobrar com conforto e ergonomia. (É aquele momento que eu penso: porque eu não pensei nisso antes! Vocês também?)

 Sabe aquele monte de símbolos estranhos nas etiquetas das roupas? Se nós prestássemos mais atenção à eles nossas roupas durariam bem mais. E não seria interessante ter eles a mão na hora de justamente fazer a manutenção da roupa? Então que tal emoldurá-los - com seus devidos significados - e fixá-los na sua área de serviço.
Na internet há vários modelos, dos mais técnicos aos mais descontraídos.

 Sabe quando o marido, ou os filhos dizem aquela famosa: "mas não sei onde guarda..."? E então as coisas ficam jogadas, ou sem ser feitas.
Que tal guardar as coisas por setores (esfregar, lustrar..)? Não necessariamente como o armário abaixo, pode ser em caixinhas charmosas em prateleiras ou da forma que a sua criatividade inventar.

 

Da mesma forma as roupas para lavar (brancas, escuras, coloridas..). Já deixar locais específicos para isso é uma ideia prática.

 Além da parte funcional, é legal pensar na estética da área de serviço também. Usar vegetação (pode ser inclusive uma hortinha), personalizar com quadros. Vale aquilo que fizer você amar mais o espaço onde você vive.



Nenhum comentário:

Postar um comentário